Adubo orgânico: Quais as vantagens e os mais utilizados?

Adubo orgânico: Quais as vantagens e os mais utilizados?

O Brasil é reconhecido mundialmente por sua extensão territorial, suas diferenças de clima, fauna, flora e qualidade da terra. Isso beneficia em grande escala a agricultura. A cada ano são noticiados novos recordes de produção e o mais interessante: com o uso de pouco mais de 7% da área total agricultável do país. São quase 63.995.00 hectares utilizados pelas mais diferentes culturas, gerando emprego, renda e sendo responsável por mais de 21% do Produto Interno Bruto nacional, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    Mas para que esta grande engrenagem chamada agricultura brasileira possa funcionar plenamente, é necessário aliar a tecnologia com um ingrediente fundamental: o adubo. É sobre as vantagens adubo orgânico que os especialistas da Agrocac prepararam este conteúdo especial para grandes agricultores, mas também para quem gosta de mexer na terra e ter um belo jardim ou uma pequena horta de olho na sustentabilidade.

    A Agrocac há mais de 20 anos dá acesso a produtos e insumos para Agropecuária e Jardinagem. Somos o braço forte do agricultor!

Como usar o adubo orgânico?

    Já de alguns anos uma nova tendência em alimentação mais natural tem ganhado novos adeptos que se preocupam com a saúde, mas também com o meio ambiente por meio da sustentabilidade. Mas para que os alimentos orgânicos possam chegar às prateleiras dos supermercados, um grande e cuidadoso processo se faz necessário como, por exemplo, o uso do adubo orgânico.

    É evidente que o adubo orgânico não é usado apenas para a produção de alimentos livres de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Grandes plantações também têm usado o adubo orgânico para melhorar sua produção e a imagem da agricultura brasileira nos mercados externo e interno ao se utilizar de elementos naturais decompostos para a renovação nutricional da terra.

    Em linhas gerais, o adubo orgânico é formado por resíduos animais (esterco ou estrume) e vegetais (restos de alimentos e de vegetais, folhas secas, galhos, gramas etc). Algumas culturas, como a do arroz, trigo, algodão, cana e milho deixam de 30% a 80% da massa vegetal como matéria-prima para a produção de adubo orgânico. A borra do café, a casca do ovo, a raspa de madeira também são materiais importantes.

Todos eles devem passar pelo processo chamado Compostagem (no caso dos resíduos vegetais) ou Curtimento (para os resíduos de origem animal). Também existe a adubação verde, que consiste na plantação de leguminosas em sistema de rodízio ou entre a plantação principal para que estas possam realizar a fixação de nitrogênio no solo.

    O uso do adubo orgânico é fundamental para melhora física, química e biológica do solo, a retenção de água e a manutenção da temperatura, favorecendo a nutrição e o crescimento do que ali for plantado. Aliando tudo isso à responsabilidade que todos nós, grandes ou pequenos agricultores e apaixonados por plantas e hortas, temos com a sustentabilidade.

    Quer saber ainda mais sobre adubo orgânico? Entre em contato com a Agrocac, empresa há mais de 20 anos como braço forte do agricultor.

Principais benefícios do adubo orgânico

    Ao contrário do uso de adubos químicos que com o passar o tempo mata microrganismos e fungos essenciais para a qualidade e fertilidade do solo, o adubo orgânico como produto final da Compostagem, do Curtimento ou da Adubação Verde é importante, pois reutiliza completamente os insumos (de origem vegetal, animal, urbano – lixo sólido e o lodo - e industrial – cinzas e outros) para a renovação da qualidade do solo e melhoria no que é plantado. Além disso, o uso do adubo orgânico implica na redução dos custos na plantação.

O parágrafo acima já nos dá boas bases para entendermos as vantagens do adubo orgânico. Mas ainda existem outras motivações que fazem com que o adubo orgânico seja tão procurado:

  • aumento na retenção de água;    
  • manutenção da temperatura     da terra, durante o dia;   
  • diminuição da erosão e da perda de nutrientes;    
  • melhora na atividade microbiana;    
  • menor uso de aditivos químicos;    
  • oferta de grandes quantidades de nutrientes como o nitrogênio, fósforo, potássio, ferro, boro,     cobre, enxofre, cálcio, magnésio e zinco;    
  • otimização da oxigenação  da terra;   
  • redução do descarte de  resíduos;    
  • aumento da rentabilidade;    
  • prática sustentável.

Apesar de todas estas benéficas características, os últimos dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, em 2019 mostram que os agricultores ainda utilizam pouco do adubo orgânico: apenas 11% dos entrevistados disseram usar deste tipo de adubação, enquanto outros 20% utilizam apenas adubos químicos.

E falta de oferta não é: de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), o Brasil tem mais de 300 adubos orgânicos registrados. Todos eles devem obedecer a critérios, como a procedência, a quantidade e o tempo correto de aplicação, pois a má administração do adubo orgânico pode influenciar na baixa qualidade do que é plantado e também na vida útil do solo.

Por isso, na hora de entender as vantagens do adubo orgânico e de escolher o melhor adubo orgânico para sua cultura, seja em larga escala ou para uso pessoal, confie no braço forte do agricultor: a Agrocac!

Quais os adubos orgânicos mais utilizados?

Cientes da importância em utilizar tudo o que está ao nosso redor para a produção de adubo orgânico por meio da Compostagem, do Curtimento ou da Adubação Verde para a melhora na qualidade física, química e biológica do solo e da cultura a ser plantada, é ideal também conhecer quais são as vantagens dos adubos orgânicos mais usados.

  1. Esterco ou Estrume
    De origem animal, costuma ser o adubo orgânico mais utilizado. Precisa passar pelo processo de Curtimento que consiste em revirar por três meses o volume de esterco ou estrume até criar uma massa homogênea e com pouca umidade. Caso este tipo de adubo orgânico tenha muita umidade, surgirá microrganismos prejudiciais a terra e ao que nela for plantado.
  2. Compostagem
    Em cidades em que a consciência ambiental está mais presente, este termo é muito ouvido, pois se trata de um processo de decomposição dos materiais para a produção do adubo orgânico. Os restos orgânicos devem ser colocados em composteiras forradas de folhagem e minhoca, onde o processo se dará em duas etapas: a Digestão, quando acontece a fermentação do material; e a Maturação, quando a massa fermentada atinge o nível de húmus. É este produto que será usado como adubo orgânico. De acordo com a Caracterização Nacional de Resíduos, menos de 2% dos resíduos produzidos no Brasil são destinados à compostagem.
  3. Adubo vermicomposto
    Este adubo orgânico é feito pelas minhocas e considerado um dos mais nutritivos. São utilizadas três caixas. Na primeira deposita-se terra, as minhocas e os restos orgânicos que serão decompostos. Na segunda ficarão os dejetos das minhocas, frutos do processamento que elas fizeram dos restos orgânicos. E na última o chorume que será utilizado como adubo orgânico.
  4. Grama
    Simples, pois utiliza a grama cortada que é jogada pela plantação. A decomposição deste material pelos microrganismos presentes no solo é que adubará o que ali estiver plantado.
  5. Lodo de esgoto
    Antes de tudo, neste tipo de adubação orgânica o esgoto não é usado “in natura”. Mas o que é nutritivo e usado como adubo orgânico é o lodo produzido no tratamento do esgoto. Mais incomum, mas obtido de forma mais barata, é rico em nitrogênio e carbono orgânico.
  6. Vinhaça
    Rico em potássio, nitrogênio, cálcio, magnésio, zinco e cobre, este adubo orgânico resulta em notável aumento do pH e do nível biológico do solo. Mais utilizado nos canaviais, já que é um produto das lavouras de cana-de-açúcar.
  7. Torta de filtro
    Também um subproduto da indústria sucroenergética, este adubo orgânico tem como características fundamentais a retenção de água no solo e a liberação de grande quantidade de nutrientes.
  8. Biomassa
    Neste caso, o processo usado para a produção de adubo orgânico é a pirólise, ou seja: a decomposição da biomassa em altas temperaturas sem a presença de oxigênio. O resultado é um produto que retém água e nutrientes em solos empobrecidos.
  9. Torta de Neem
    Este tipo de adubo orgânico é essencial para o enraizamento, floração e frutificação das mudas e plantas. Para o solo, a Torta de Neem contribui na melhoria das características físicas e químicas.
  10. Torta de mamona
    Adubo orgânico ricamente nitrogenado eficiente para o solo que está desgastado. Ainda eleva o nível de matéria orgânica e pode ser usado no plantio ou em cobertura.
  11. Farinha  de ossos
    Rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, este adubo orgânico contribui para o crescimento, floração e frutificação da plantação.
  12. Bokashi
    Técnica trazido do Japão nos anos 1980, consiste na mistura de resíduos de origem vegetal e/ou animal para a produção do adubo orgânico em um processo de fermentação controlado.
  13.  Gongo compostagem
    Produção de adubo orgânico que utiliza os gongolos, ou piolho-de-cobra e embuá, no lugar das minhocas. Os gongolos trituram o material com mais facilidade, são encontrados na natureza em maior número e o adubo orgânico produzido por eles pode ser aplicado diretamente no solo, sem necessidade de outros processos.

Quer saber mais e comprar com quem entende e é referência no mercado Agropecuário e de Jardinagem? Não perca mais tempo e entre em contato com a Agrocac, o braço forte do agricultor há mais de 20 anos. As vantagens do adubo orgânico você fica sabendo aqui!




Deixe seu comentário

img

Pesquisar

whatsapp