Você deve estar procurando sobre como cuidar do jardim em períodos de chuva

Como cuidar do jardim em períodos de chuva?

Você deve estar procurando sobre como cuidar do jardim em períodos de chuva, não é mesmo? Essas épocas chuvosas trazem muitos benefícios, pois todos sabem a importância da água e da chuva em si para muitas questões ambientais e também para situações básicas da nossa sobrevivência. A água, no caso, é essencial para a hidratação e também para dissolver nutrientes nas plantas e, por isso, flores, árvores, plantas e folhagens necessitam desse elemento para sobreviver e manter sua vitalidade. 

No entanto, muita chuva também causa preocupação, pois é comum que surjam problemas causados pelo excesso de água, por isso, preparamos este conteúdo para dar algumas dicas e orientações sobre como cuidar do jardim em períodos de chuva.

Cuidando do jardim em épocas de chuva

Manter a frequência de irrigação e a limpeza do solo do seu jardim são atividades que, em períodos de chuva, precisam estar em alta, além ainda de tomar bastante cuidado com a proliferação de pragas. 

Mas, não é motivo para se assustar. A destruição de um jardim em períodos de chuva só vai acontecer se ele não tiver uma drenagem adequada. Por isso, o ideal é que sejam realizadas ações preventivas, antes mesmo dos períodos chuvosos. 

Essas ações são de extrema importância se você está buscando saber como cuidar do jardim em períodos de chuva, pois são elas que irão preparar o solo para receber quantidades de água incomuns. 

A utilização de tubos corrugados, por exemplo, antes do início do plantio, ajuda no processo de drenagem, assim como manta bidim e pedra brita, assim você começa a preparar o espaço do seu jardim para os períodos com muita chuva. 

Outra ferramenta bastante utilizada é o sombrite, aquelas telas comumente utilizadas em estufas que permite a incidência de raios solares e também a passagem, de forma controlada, da água da chuva. 

Outro detalhe importante é a atenção. Você precisa analisar bem como suas plantas vão se comportar após muita chuva, bem como o solo do seu jardim. No caso das plantações, é importante verificar se elas vão amarelar ou ficar com aspecto diferenciado, talvez se isso acontecer, seja o caso da poda de contenção e reforço na adubação. 

Dicas sobre como cuidar do jardim em períodos de chuvas

Conforme mencionamos anteriormente, o ideal é agir no modo de prevenção. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para você anotar aí e saber como cuidar do jardim em períodos de chuva

Preparo do solo

Evitar problemas no seu jardim, se esse for o seu querer maior, comece por preparar o terreno, canteiro ou vaso com uma drenagem eficiente (como a explicação que demos acima). 

Para realizar essa boa preparação, é necessário eliminar torrões e brotos de ervas daninhas, deixando o solo aerado e solto. Uma outra medida essencial é colocar materiais que permitam o escoamento do excedente de água, como mantas, pedras específicas para jardinagem e tubos de PVC corrugados próprios para drenagem. 

Outra dica que cabe aqui e que também parcelamos anteriormente é o uso das telas.

Adubação

É sabido também que no período de verão, há um aumento na necessidade nutricional das plantas, mas durante as chuvas pode ocorrer a varredura dos fertilizantes, deixando as plantas desnutridas. 

Caso esse seja o seu cenário, a dica que deixamos aqui é que você tenha atenção redobrada à adubação.Além do mais, as podas tradicionais devem ser evitadas. Isso significa que se as folhas aparecerem amareladas e secas, basta fazer uma cuidadosa poda de contenção.

Cuidado com as pragas

Pode parecer bem preocupante quando se fala em pragas, né? Mas calma, se você está buscando por como cuidar do jardim em períodos de chuva, nós vamos te explicar porque essas pragas precisam de atenção especial. 

Primeiro que elas são oportunistas e o solo úmido é o ambiente perfeito para sua proliferação. Por isso, um dos cuidados com o jardim em estações chuvosas é mantê-lo sempre bem ventilado e pronto para receber o sol de forma controlada.

Se notar alguma mudança estranha na coloração e na textura das folhas, procure uma empresa que entenda de jardinagem e que seja especialistas nos produtos para você utilizar e também nas dicas de como cuidar do jardim em períodos de chuvas. 

Onde encontrar ferramentas para jardinagem?

Agora você já sabe várias dicas sobre como cuidar do jardim em períodos de chuva. Portanto, não deixe para a última hora, a prevenção é sempre o melhor remédio. Se você quer encontrar especialista em jardinagem ou uma empresa que ofereça ferramentas e produtos para o seu jardim, vá até a Agrocac, conheça nossa loja ou fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp localizado ao lado que nosso time irá lhe atender. 

 

Deixe seu comentário

img

Pesquisar

whatsapp