Hoje em dia são muitas as pessoas que estão procurando meios de vida mais saudáveis, aumentando o contat" />

Horta vertical: como ter uma em sua casa ou apartamento

Hoje em dia são muitas as pessoas que estão procurando meios de vida mais saudáveis, aumentando o contato com a natureza. Uma das soluções é cultivar horta vertical em casa ou apartamento, aproveitando os espaços para uma alimentação mais natural e sem muitos custos!

É para você que se interessou em como ter horta vertical em sua casa ou apartamento, que a equipe da Agrocac preparou este conteúdo especial. Aqui vamos dar todas as dicas de como ter horta vertical em sua casa ou apartamento

A Agrocac está há mais de 20 anos no mercado de agropecuária e jardinagem, trazendo as melhores soluções e produtos para quem gosta de lidar com a terra, em especial em ter uma horta vertical em sua casa ou apartamento.

O que é horta vertical?

Uma horta vertical em sua casa ou apartamento é aquela que dispensa uma área para canteiro. Por isso, é voltada para espaços pequenos em ambientes urbanos (sacadas, varandas, cozinha, área de serviço entre outros). Pode ser para o consumo familiar ou, em casos em que o espaço é um pouco maior, para a venda. 

Geralmente na horta vertical em sua casa ou apartamento são utilizadas técnicas de hidroponia (cultivo na água) e de cultivo orgânico (sem agrotóxicos).

Para a montagem da horta vertical em sua casa ou apartamento podem ser usados recipientes de plástico, metal e madeira, onde será possível cultivar os seguintes produtos: tomate cereja, coentro, alface, couve, cebolinha, hortelã, menta, manjericão, espinafre, orégano, manjerona, salsinha, sálvia, melissa, pepino, feijão, rúcula, pimentão, plantas aromáticas e medicinais entre outros.

Como fazer uma horta vertical?

A horta vertical em sua casa ou apartamento deve ser muito bem cuidada, desde o planejamento até o manejo da mesma. Para início de conversa, se deve escolher, onde será feita a plantação. Os materiais mais comumente usados na horta vertical em sua casa ou apartamento são: caixa de leite, caixote de madeira, calhas, garrafa pet, sapateira, tubos de PVC, jardineira e paletes.

Mas não é só o local, onde serão plantadas as mudas que deve receber atenção na hora de montar a horta vertical em sua casa ou apartamento. Outros pontos também devem ser levados em consideração. Listamos a seguir cinco deles:

  • Iluminação

Não é, porque sua horta será feita em um espaço pequeno que ela não deve receber iluminação natural pelo menos uma parte do dia. Por isso, é importante escolher uma parede que receba sol de manhã ou no final da tarde, evitando o período do dia mais quente.

  • Ventilação

Locais abafados são inimigos das plantas. Por isso, escolha um ambiente de sua casa ou apartamento que tenha uma boa circulação de vento. Não é necessária uma ventilação muito forte, mas é importante que as plantas da horta vertical em sua casa ou apartamento estejam arejadas.

  • Escolha das plantas

Não são quaisquer plantas que podem ser usadas em uma horta vertical em sua casa ou apartamento. A escolha de plantas que não cresçam muito é essencial, bem como a definição daquelas que serão usadas pela família. Por isso, talvez, as plantas medicinais sejam as mais plantadas.

  • Regue

A horta vertical em sua casa ou apartamento por menor que seja ainda é um espaço com vida. Então, não se esqueça de regar com frequência, observando se a terra não fica muito encharcada, pois tudo em excesso é prejudicial!

  • Adube

Para ter plantas saudáveis é importante que sejam adubadas corretamente. Na maioria das hortas verticais se propõe a adubação sem agrotóxicos. Para isso, é importante que a terra receba adubo e minhocas pelo menos a cada três meses.

 

Outro ponto que deve ser observado para o bom desenvolvimento da horta vertical em sua casa ou apartamento é o cuidado ao misturar as plantas, pois cada uma tem cuidados específicos e formas de crescimento diferenciados que podem atrapalhar o cultivo sadio como um todo.

Para que a horta vertical em sua casa ou apartamento cresça com vigor, tendo plantas sempre bem cuidadas, é importante que você tenha as ferramentas adequadas e todos os demais produtos. Se já cansou de procurar a melhor loja, mas não encontrou, temos a solução: a Agrocac, empresa com mais de 20 anos de experiência em agricultura, jardinagem e construção civil. E você pode comprar sem sair de casa, com total segurança e preços exclusivos! Acesse nossa loja virtual.

Benefícios de uma horta vertical

Além de uma alimentação mais saudável e o uso inteligente dos espaços, a horta vertical em sua casa ou apartamento ainda promove outros benefícios, como:

  • Baixo custo;
  • Alívio do estresse;
  • Combate e/ou tratamento complementar à depressão, transtornos, bipolaridade, Parkinson e Alzheimer;
  • Criação de espaços verdes (já tão escassos em grandes centros urbanos);
  • Educação ambiental;
  • Melhor relacionamento interpessoal, principalmente quando a horta é cuidada por mais de uma pessoa da família;
  • Relação com a natureza ao entender como funciona o processo de plantação, germinação e desenvolvimento de uma planta (seja ela hortaliça, medicinal, aromática ou decorativa).

Onde encontrar ferramentas e produtos para horta vertical?

Ficou interessado(a) em ter uma horta vertical em sua casa ou apartamento e até já tem o local ideal, bem ventilado e iluminado, para isso? Ótimo, pois um importante passo foi dado. Agora é necessário encontrar em um só lugar tudo aquilo que você vai precisar em ferramentas e outros produtos.

Este lugar é a Agrocac, empresa de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, com mais de 20 anos de experiência em agricultura, casa&jardim e construção civil. Trabalhamos com as melhores marcas para oferecer a você as melhores soluções e ajuda-lo(a) a ter a horta vertical em sua casa ou apartamento como sempre quis!

Pesquisar

whatsapp