As máscaras de proteção fazem parte da lista de " />

Quais profissões são obrigadas a usar as máscaras de proteção?

As máscaras de proteção fazem parte da lista de Equipamentos de Proteção Individual, os EPI’s, que devem ser fornecidos aos trabalhadores de diversas profissões. Seu uso se faz obrigatório para evitar acidentes e a inalação de substâncias que podem levar à morte.

Diante desta importância e obrigatoriedade por parte de inúmeras normativas, a Agrocac, o braço forte do agricultor, tem em seu amplo estoque diversos tipos de máscaras de proteção. Neste conteúdo, você conhecerá quais profissões são obrigadas a usar as máscaras de proteção.

Por que usar máscaras de proteção?

As máscaras de proteção devem ser usadas por inúmeras profissões. Para todas elas, uma mesma função: proteger o trabalhador contra a inalação de substâncias nocivas, já que as máscaras de proteção são dotadas de filtros capazes de desempenhar esta função.

Cada tipo de filtragem é regulamentada por normas específicas, o que faz com que as máscaras de proteção sejam usadas em situações e profissões diferentes.

A seguir, a Agrocac mostra para você alguns pontos que devem ser observados para determinar o uso das máscaras de proteção:

  • quantidade de oxigênio 
  • riscos presentes na atmosfera do lugar
  • as características do ambiente

Norma vigente sobre máscaras de proteção

As máscaras de proteção fazem parte da lista de Equipamentos de Proteção Individual que muitos ambientes de trabalho exigem. As determinações específicas vigentes para as máscaras de proteção estão contidas na NR06, publicada através da Portaria Nº. 877 de 24 de outubro de 2018 do Ministério do Trabalho.

Tecnicamente, as máscaras de proteção são assim entendidas: “(...) máscara é um EPI destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no ambiente de trabalho”.

Ainda de acordo com a NR06 que abrange todos os aspectos relacionados aos EPI’s, entre eles as máscaras de proteção, “O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego”.

 

Compre máscaras de proteção regulamentadas

Na Agrocac, o braço forte do agricultor, você encontra diversos modelos de máscaras de proteção para os mais diferentes usos. E o mais importante: todas as máscaras de proteção registradas e em conformidade com a NR06 do Ministério do Trabalho.

Somente na Agrocac você compra as máscaras de proteção sem preocupação e com o melhor custo benefício, seja na loja física ou no ambiente virtual.

Uso obrigatório de máscara de proteção

Como já vimos, as máscaras de proteção são fundamentais para evitar quaisquer riscos respiratórios à saúde do trabalhador. As máscaras de proteção são itens obrigatórios dentro da lista de Equipamentos de Proteção Individual que caminham lado a lado com trabalhadores de diversas áreas.

Então cabe a pergunta: quais profissões são obrigadas a usar as máscaras de proteção? A Agrocac traz a seguir as principais profissões para as quais você encontra todos os modelos das melhores marcas certificadas de máscaras de proteção.

Profissionais da Saúde

O risco biológico aos quais os profissionais da Saúde estão expostos diariamente é preocupante e, por isso, as máscaras de proteção, bem como todos os demais itens de EPI 's devem ser disponibilizados.

Bombeiros

Salvar a vida em meio à fumaça requer muito treinamento e, principalmente, o entendimento da origem daquela situação. Seja consequência do fogo ou de algum produto químico inflamável, as máscaras de proteção são aliadas o tempo todo.

Mineradores

A incorreta proteção das vias aéreas dos profissionais da Mineração pode acarretar danos graves e crônicos. Por isso, as máscaras de proteção devem ser usadas para filtrar tais partículas suspensas no ar e manter a saúde do profissional a mais protegida possível.

Soldadores

Lidar com as altas temperaturas dos fornos siderúrgicos não é para qualquer um. Mas não é só este risco. A intoxicação também pode acontecer pela proximidade que este profissional tem com diversos elementos. É neste aspecto que as máscaras de proteção devem ser usadas.

 

Agricultores

Para que os alimentos vindos das plantações sejam viçosos e saborosos, muitos processos de combate a pragas devem ser feitos. E muitos deles, usando produtos químicos. Por isso, os agricultores também precisam usar máscaras de proteção para evitar a intoxicação.

Caminhoneiros

O contato constante com o óleo diesel e o produto de sua queima também pode trazer sérios danos, principalmente aos homens e mulheres que trabalham nas estradas e dependem deste combustível fóssil. Sem as máscaras de proteção, o risco torna-se cada vez maior.

Padeiros

Quando se fala em risco respiratório, não podemos restringir apenas à substância nocivas. As alergias também podem trazer prejuízos. Por isso, os(as) padeiros(as) precisam usar máscaras de proteção, caso tenham alergia à farinha, por exemplo. Nesta profissão, as máscaras de proteção também é questão de higiene pelo contato direto e frequente com os alimentos.

 

Ainda está com dúvida se sua profissão exige o uso de máscaras de proteção ou não sabe qual a mais indicada? Entre em contato com a Agrocac, o braço forte do agricultor, que nossa equipe vai te ajudar a entender melhor sobre as máscaras de proteção.

Máscaras de proteção certificadas você encontra na Agrocac

A segurança em seu ambiente de trabalho é um dos pilares para desempenhar bem a sua função, não é mesmo? Por isso você deve se proteger de todas as maneiras possíveis e recomendadas. As máscaras de proteção são suas aliadas na segurança. 

Na Agrocac você encontra diversos modelos de máscaras de proteção, além de uma infinidade de outros produtos para agropecuária, construção civil, casa e jardim. Entre em contato e conheça mais sobre nós e nossos parceiros!

 

Pesquisar

whatsapp